Quais os benefícios de aprender uma língua tonal?

Que no chinês você precisa conhecer os cinco tons, você já sabe. Mas qual é a importância e os benefícios de falar uma língua tonal?

 

A princípio, é estimado que cerca de 40% da população mundial fala um idioma tonal. Isso significa que quase metade da população se baseia na entonação das palavras para as diferenciar. A linguagem tonal nada mais é que uma forma de idioma que usa a entonação como principal fator para diferenciar palavras.

Então, mesmo sem o apoio da escrita, é possível compreender o sentido da frase e das palavras através da entonação usada para expressá-la. Dessa forma, podemos incluir, além da China, países como Vietnã, Laos, Tailândia, Gana, Togo e Benim, assim como Congo, Angola e República Africana.

COMPREENSÃO E DIALETOS

Em primeiro lugar, a língua chinesa se apoia muito na entonação das palavras. Como já comentamos antes, uma palavra com tons diferentes pode ter diversos significados. Lembra do exemplo do ma? Uma só palavra pode significar cavalo, mãe, xingar ou até anestesia. Além de também ser indicativo para perguntas em chinês.

Assim, ser compreendido verbalmente na China se baseia principalmente na forma como você expressa o idioma. Com um mandarim bem estruturado, primordialmente por ser o dialeto universal da China, estabelecer conexão e até pedir simples orientações se tornam não só possíveis, como fáceis.

LIGAÇÃO CULTURAL

Ao entender e estudar uma língua tonal, se torna mais uma ponte para se conectar com a cultura. Na China, a linguagem tonal diferencia mais de 80 dialetos, assim, é difícil compreender todos. Porém, ao entender as diferentes tonalidades do mandarim, se torna mais fácil se conectar com a cultura.

A linguagem tonal é um elemento essencial na cultura chinesa. Tanto que, dentre suas mais de 80 variações de dialetos, a maioria tem origem milenar e ajuda a preservar o idioma da sua forma falada mais antiga no país.

BENEFÍCIOS PARA A DICÇÃO

Deixando um pouco de lado a questão cultural, se concentrar em uma nova língua faz muito bem pra saúde. Primeiramente podemos destacar como a fonética é beneficiada. Através do treino e aprendizado, o foco em entender e reproduzir a linguagem tonal se torna um grande aliado na memória muscular que auxilia a fala: a língua.

Como uma forma de desenvolver novas entonações, assim desenvolvendo novos “formatos” e padrões de fala para a língua servir, é possível desenvolver a dicção melhorada através da prática.

BENEFÍCIOS PARA A DICÇÃO

Nos últimos anos foram desenvolvidos estudos que apontam a melhora da capacidade de memória do cérebro ao aprender um novo idioma. Seguindo por essa lógica, os idiomas tonais, por exigirem um maior esforço na capacidade cognitiva do cérebro, podem aumentar a melhora na memória.

Não só isso, aprender um novo idioma é benéfico para fixação de novos aprendizados, facilidade em interpretação de textos e ainda é uma forma de prevenir a doença de Alzheimer.

EXERCITANDO O CÉREBRO

Também vale mencionar que estudar novas estruturas linguísticas ajuda em questões como foco e concentração pela necessidade de exercitá-los com mais frequência. E ainda é uma forma de exercer melhor a capacidade de tomar decisões por conseguir seguir um processo de raciocínio em outro idioma, assim exercitando mais uma vez a capacidade cognitiva. Ou seja, a forma como cada um percebe e interpreta o ambiente ao redor e a si mesmo para ser capaz de tomar decisões envolvendo o próprio comportamento.

O aprendizado da língua materna normalmente é armazenado no lado esquerdo do cérebro (que é o lado que cuida das funções verbais incluindo a linguagem, pensamento e a memória de palavras) e novos aprendizados, após o amadurecimento do cérebro, costumam ser primordialmente compreendidos pelos dois lados.

Em outras palavras, o lado esquerdo é responsável pela articulação da fala e pela compreensão da linguagem escrita e oral (raciocínio), e o lado direito é responsável pela compreensão e desenvolvimento emocional ao longo das situações. Ao aprender um segundo idioma, é necessário criar uma conexão entre o que “faz sentido” (associação e imersão) e que é possível ser observado tecnicamente, como pronúncia, entonação e compreensão.

LINGUAGEM TONAL

Os benefícios da língua tonal podem se estender das capacidades da mente até as capacidades sociais. Isso acontece devido aos inúmeros benefícios de se aprender um novo idioma. A diferença da língua tonal se comparada com outros tipos é justamente as vantagens dobradas ao demandar uma maior concentração no momento de aprendizado.

A linguagem tonal tem traços culturais e históricos marcados em cada frase. É muito interessante perceber como em apenas um país, a China, é possível ter uma diversidade tão grande de dialetos e idiomas tão ricos.

 

AS VANTAGENS DE APRENDER CHINÊS

Apesar de ser um desafio sair da zona de conforto com a língua nativa, é inegável as inúmeras vantagens de investir no aprendizado de novos idiomas. O chinês se destaca pela riqueza histórico-cultural e diversidade de dialetos. Por isso, é indispensável que se pratique diariamente os tons no mandarim, por exemplo.

Somente assim é possível garantir uma conexão e compreensão maior com nativos da língua. Além de incrementar sua percepção da cultura, como, por exemplo, entender expressões que não possuem tradução direta. Ou ser capaz de aprender idiomas como cantonês e hakka, fora seu conhecimento do mandarim.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp