Taoísmo

Dentre as religiões cultuadas na China, o Taoísmo (também conhecido como Daoísmo) é uma das mais populares entre nativos. Com seu significado vindo do conceito de equilíbrio como caminho, o Taoísmo objetiva tomar a natureza como referência para o modo de vida humana.

 

Segundo o Collins Dictionary, o Taoísmo pode ser definido como uma filosofia religiosa chinesa. Esta afirma que as pessoas deveriam levar uma vida honesta simples e não interferir com o curso natural dos eventos.

TAO TE CHING DE LAO TZU

(Imagem: reprodução/zqianyu)

Por volta de 500 a.C., o filósofo Lao Tzu escreveu o livro Tao Te Ching (道德经 – Dàodé jīng – “Ética através do caminho”). O livro é conhecido como o principal livro do Taoísmo. O livro conta com uma série de poemas e filosofias de vida compilados em pouco mais de 170 páginas.

 

Por mais que a existência de Lao Tze (老子 – Lǎozi) não tenha sido realmente comprovada historicamente, ele é tido como o símbolo taoísta. Em outras palavras, se o Budismo tem o Buda, o Taoísmo tem o Lao Tze.

BUDA, CONFÚCIO, LAO TZE E O JARRO DE VINAGRE

Existe um conto no qual Buda, Confúcio e Lao Tze se encontram para experimentar um vinagre de uma jarra. Cada um toma um gole.

 

(Imagem: reprodução/respireagora)

Confúcio acha a bebida azeda, então faz uma careta para o gosto que acabou de sentir. Buda mostra uma expressão de profundo desagrado ao sentir o gosto que descreve como amargo. Por fim, Lao Tze estampa um sorriso no rosto ao provar do vinagre.

 

Metaforicamente, é possível analisar o conto segundo as doutrinas de cada um (Confúcio, Buda e Lao Tze). Basta entender o vinagre como a vida.

Confúcio

Ele, em primeiro lugar, sentiu o gosto azedo, isso quer dizer que o mundo estava cheio de corrupção e pessoas depravadas.

 

Ou seja, o mundo estava fora do caminho para alcançar o céu e, por isso, estava azedo. Assim, a solução era criar regras e rituais para conseguir colocar as pessoas em ordem.

Buda

Ao julgar a vida como amarga, entendeu que o mundo estava sofrendo devido aos desejos e vontades do homem. Dessa maneira, só seria possível encontrar a felicidade ao sair desse mundo e alcançar o Nirvana.

Lao Tze

Ao sorrir após experimentar o vinagre, afirmou que a amargura ou acidez do gosto vinha somente da mente ingrata e desatenta. Em outras palavras, Lao Tze compreendeu que a natureza tem seu próprio ritmo. E, ao aceitar como as coisas naturalmente seguem seu caminho, estaria encontrando o equilíbrio. Assim entendendo que a “acidez e amargura” vem da mente de quem sente, não do fato natural em si.

 

Entender que as coisas seguirão o caminho natural que precisam seguir, é o primeiro passo para realmente encontrar o equilíbrio e, por consequência, a felicidade. Então, o otimismo de Lao Tze fez com que ele tivesse controle sobre a forma com que lidaria com o gosto do vinagre.

TAOÍSMO NA CHINA: ANTES E AGORA

O Taoísmo foi considerado a religião oficial do país durante a dinastia Tang (618 – 907), entretanto, após a tomada comunista em 1959, a religião foi banida por um período.

Assim, mesmo não tendo sido banida exclusivamente, já que o Confucionismo e outras religiões também haviam sido restringidos, o Taoísmo teve uma queda significativa de seguidores dali pra frente. Atualmente, o maior número de taoístas se concentra em Taiwan.

CRENÇAS E FILOSOFIA

Tao (道) traduz-se para “o caminho”, ou seja, entende-se que o Taoísmo é, de certa forma, o caminho do cosmos. Então, a compreensão otimista de que tudo segue um fluxo, é o fator principal das filosofias pregadas no Taoísmo.

(Imagem: Jon Flobrant/Unsplash)

Dessa maneira, é indispensável entender que a energia que guia o universo, também conhecida como 气 (qì ou “chi”), e, por consequência, os acontecimentos naturais da vida, é usada como orientação para os taoístas. O 无为 (wúwéi – inação ou “não agir”) também é um ponto muito importante na religião. Isso, por ser uma forma de aceitação do fluxo natural dos acontecimentos.

 

Pelo Taoísmo se tratar de uma filosofia que compreende que as coisas ocorrem como devem ocorrer, então é possível entender a abdicação do que é material. Em outras palavras, o ato de desprender do mundo material é uma forma clara de abrir mão do desejo.

 

Religiosamente e historicamente falando, o Taoísmo, a princípio, adotou muitas práticas da China anteriores ao seu surgimento. Por isso, faz sentido que tenha, por exemplo, meditações, monastérios e templos. Ainda dentro do Taoísmo, foi desenvolvido exercício de respiração e artes marciais focadas em equilíbrio, como, por exemplo, o Tai Chi Chuan (太极拳).

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp