Ano novo chinês

Você sabe o que é e como é comemorado o ano novo chinês? Entenda mais sobre essa celebração tão importante do calendário chinês, além de conhecer a origem, tradições e costumes da data.

QUANDO OCORRE?

Em primeiro lugar, vale lembrar que o ano novo chinês não ocorre na mesma data que o réveillon. Isso acontece porque a virada de ano chinesa segue o calendário lunar e não o calendário gregoriano (como é seguido, por exemplo, no Brasil).

 

Basicamente, o ano do calendário lunar tem 354 dias, com doze meses constando entre 29 e 30 dias cada. O calendário lunar, como o nome sugere, é baseado nas fases da lua. Então, a cada fim de ciclo da lua, se conta um mês. Ou seja, a cada lua nova, um mês se inicia.

 

Dessa maneira, o evento acaba ocorrendo em datas diferentes do réveillon. Inclusive, o ano novo chinês é tradicionalmente celebrado com festivais que podem durar até 16 dias. O feriado, entretanto, costuma durar apenas três.

 

Curiosidade: em 2022, o ano novo de acordo com o calendário lunar cairá no dia primeiro de fevereiro! 

A ORIGEM DO ANO NOVO CHINÊS

Zodíaco Chinês
Zodíaco Chinês (Reprodução: RootOfAllLight, CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons)

O fechamento do 12º mês lunar (em outras palavras, doze meses ou um ano) é especial não somente pela virada do ano, mas também pela troca do animal zodíaco. O zodíaco chinês é composto por 12 animais, sendo um representando cada ano. O ano de 2022, por exemplo, será o ano do tigre de acordo com a ordem do zodíaco chinês.

 

De maneira breve, a origem da celebração vem de um conto (ou lenda) que, para definir ou medir o tempo, uma competição foi criada pelo imperador de Jade (玉皇 – Yù Huáng, considerado o senhor dos céus, aquele que tinha contato com os deuses e o mundo celestial). Ele definiu que 12 anos marcaria um ciclo e, para ficar fácil de lembrar, cada ano seria representado por um animal.

 

De acordo com a lenda, todos os animais animaram-se em participar. Todavia, apenas os doze primeiros que passassem pela linha de chegada iriam se tornar parte do zodíaco. Por isso, os doze anos seguem a ordem: 1 – rato; 2 – boi; 3 – tigre; 4 – coelho; 5 – dragão; 6 – cobra; 7 – cavalo; 8 – bode; 9 – macaco; 10 – galo; 11 – cachorro; 12 – porco.

QUER SABER QUAL O ANIMAL DE CADA ANO?

Separamos uma colinha para verificar os anos referentes à cada animal do zodíaco chinês (a imagem acima). Porém, caso você queira entender como é calculado, é só calcular de 12 em 12 anos. Ou seja, se o ano de 2022 é o ano do tigre, isso significa que doze anos depois será o ano do tigre novamente: 2022 + 12 = 2034. E também que doze anos atrás também foi o ano do tigre: 2022 – 12 = 2010.

 

Isso acontece porque o ciclo do zodíaco chinês segue a ordem dos doze animais exatamente na mesma ordem. Então, por exemplo, após o ano do tigre, sempre será o ano do coelho.

 

Outro detalhe muito importante de lembrar é que o ano do zodíaco começa junto com o calendário lunar. Ou seja, além de levar o ciclo com 12 anos em consideração, também vale ficar de olho na data em que o ano começou.

 

Por exemplo, o ano anterior (ano do boi) começou em 12 de fevereiro de 2021 e termina só no dia 31 de janeiro de 2022. Assim, a partir do dia 1 de fevereiro de 2022 se inicia o ano do tigre (que só terminará dia 22 de janeiro de 2023).

 

COMO É COMEMORADO O ANO NOVO NA CHINA?

Existem várias tradições e costumes ao redor das festividades de ano novo na China. Com isso em mente, deve-se ainda levar em consideração que chegam a ser 16 dias de celebrações. Então existe um processo e uma ordem de acontecimentos por trás.

 

小年 (xiǎo nián – “pequeno ano”)

 

Em primeiro lugar, as preparações para a celebração começam um pouco antes. Usando 2022 como referência, então, todos os preparativos são organizados desde o dia 24 de janeiro, e duram até a véspera (31 de janeiro). Esse meio-tempo de oito dias de pré-ano novo é chamado de 小年 (xiǎo nián – “pequeno ano”).

 

Nesse período de preparações, alguns costumes são seguidos em busca de garantir uma boa sorte no ano que está por vir. Os rituais incluem desde limpar a casa para “varrer a má sorte” (ato conhecido como 扫年 – sǎo nián), até rezar para o “deus do fogão” (祭灶 – jì zào). Também é costume comer alguns pratos tradicionais como melão de açúcar (糖瓜 – táng guā), sopa de tofu (豆腐汤 – dòufu tang) e bolo de trigo (火烧 – huǒ shāo).

 

春节 (chūn jié – “festival da primavera”)

 

Logo após o 小年 (xiǎo nián), no primeiro dia do ano (no caso de 2022, dia primeiro de fevereiro), celebra-se o Festival da Primavera (春节 – chūn jié). É aí que os fogos de artifícios e desejos para um ano próspero aos amigos e familiares começam.

Pequim
Pequim, 北京市中国 por zhang kaiyv/Unsplash

Nesse dia, entretanto, é proibido varrer ou limpar porque pode “limpar” a boa sorte junto. Outro detalhe sobre o 春节 (chūn jié) é que também é um costume tomar pelo menos um gole do 屠苏酒 (tú sū jiǔ – Vinho TuSu).

 

迎婿日 (yíng xù rì – “dia de boas-vindas do genro”)

 

Às vezes comemorado no terceiro dia (região norte chinesa) enquanto em outras regiões se comemora no segundo dia, o dia de boas-vindas do genro (迎婿日 – yíng xù rì) é, basicamente, dia de visitar os sogros.

 

No 迎婿日 (yíng xù rì), a esposa precisa levar o marido e os filhos para visitar os pais da esposa. É importante que ela leve presentes como biscoitos e doces para que os pais dividam entre os vizinhos. Esse ato simples serve como uma forma de apreciação da filha à terra natal (em outras palavras, o quanto ela respeita de onde veio e sua casa).

 

Neste dia, a família almoça junto aos pais da esposa e retornam para casa antes do jantar.

 

鼠日 (shǔ rì – “dia do rato”)

 

O dia do rato é uma antiga tradição que serve para que os ratos não “perturbem” ao longo do ano. Curiosamente, é neste dia que o rato se casa, de acordo com a lenda. Por isso, é importante deixar farelos, grãos e biscoitos pelos cantos da casa para compartilhar com os ratos.

 

Em seguida, todos vão dormir cedo para não atrapalhar o suposto “casamento”. Assim, os ratos retribuem o favor ao longo do ano.

 

羊日 (yáng rì – “dia da ovelha”)

Visual Stories || Micheile/Unsplash
Visual Stories || Micheile/Unsplash

A mitologia chinesa explica que a ovelha foi criada no quarto dia pela deusa Nuwa (女媧), que também é a criadora do mundo. A tradição pede que se reze para o deus da fortuna, colocando frutas, três tipos de carne e vinho no altar como oferenda. Na virada do quarto para o quinto dia, abrem-se as janelas e a comida é servida até o amanhecer.

 

Neste dia, inclusive, são oferecidas três mesas com diferentes comidas (1 – kumquats e cana-de-açúcar; 2 – bolos; 3 – carne de porco, de galinha, de peixe e sopa) para os Cinco Deuses da fortuna. O 接 五路 (jiē wǔ lù – o acolhimentos dos cinco deuses) é uma tradição a partir de um conto chinês. Basicamente, é um ritual para pedir por prosperidade financeira ao longo do ano.

 

No dia da ovelha (羊日 – yáng rì), claro, é uma péssima ideia sacrificar ovelhas. De acordo com os costumes chineses, não sacrificar uma ovelha no 羊日 (yáng rì) é uma forma de garantir prosperidade do rebanho e da colheita naquele ano.

 

破五 (pò wǔ – “cinco quebrados”)

 

O dia conhecido como “cinco quebrados” (破五 – pò wǔ) costuma ser um dia para abrir o comércio após rezar para os deuses da fortuna.

 

 

No 破五 (pò wǔ), normalmente também é o dia para se comer o 饺子 (jiao zi), um bolinho chinês bastante tradicional (também conhecido como guioza).

Guiozas
Guiozas, por jcomp/freepik

马日 (mǎ rì – “dia do cavalo”)

 

Assim como ocorreu com o 羊日 (yáng rì – “dia da ovelha”), o 马日 (mǎ rì) foi o dia em que a criadora do mundo, deusa Nuwa (女媧), criou o cavalo. Ou seja, o sexto dia.

 

É conhecido como o “dia oficial” para voltar a trabalhar. Também é o momento de realizar o 送穷鬼 (sòng qióng guǐ – “mandar os fantasmas da pobreza embora”), que consiste em queimar restos de comida e acender velas.

Ano novo chinês 2014 “Ano do Cavalo” por pang yu liu
Ano novo chinês 2014 “Ano do Cavalo” por pang yu liu/Flickr

O curioso é que também é um dia de limpeza já que, de acordo com as superstições, o sexto dia é o dia em que o 厕所神 (cè suǒ shén – “deus do banheiro”) vai de casa em casa para verificar as condições sanitárias do lugar.

 

人日 (rén rì – “dia do humano”)

 

No sétimo dia, a deusa Nuwa (女媧) criou o humano. Atualmente, é servido o 七宝羹 (qī bǎo gēng – “sopa do sete precioso”), que é uma sopa com sete tipos de vegetais: couve, alho-poró, folhas de mostarda, aipo, alho, vegetais da primavera (春 菜 – chūn cài) e vegetais de folhas grossas (厚 瓣 菜 – hòu bàn cài).

 

谷日节 (gǔ rì jié – “dia do festival do milho”)

 

É o oitavo dia. Assim, é um dia especial para celebrar o grão na colheita. No 谷日节 (gǔ rì jié), é comum soltar pássaros e peixes de volta ao habitat natural como uma forma de demonstrar respeito à natureza. Atualmente, os pais levam as crianças em áreas rurais para que possam aprender sobre e apreciar a agricultura.

 

A dica do oitavo dia? As lojas que abrem nesta data terão um próspero negócio.

 

 

天公生 (tiān gōng shēng – “prover saúde”)

Lisanto 李奕良/Unsplash
Lisanto 李奕良/Unsplash

De acordo com a mitologia chinesa, o nono dia do calendário lunar foi o nascimento do Imperador de Jade (玉皇大帝 – yù huáng dà dì), o deus mais alto hierarquicamente (e que definiu a ordem do zodíaco chinês, lembra?).

 

Acredita-se que, antes de iniciar as rezas e cerimônias para o Imperador de Jade, é necessário fazer jejum e tomar banho. Além disso, caso a carne seja colocada como oferenda, precisa ser de um animal macho.

 

石头节 (shí tou jié – “festival da pedra”)

 

Quem é aluno da Lin 老师 (lǎoshī – professora), provavelmente já sabe que o número 10 () se pronuncia “shí”. No idioma chinês a palavra pedra () tem a pronúncia igual: “shí”. A partir disso, diz-se que o dia 10 é o aniversário da pedra.

 

No décimo dia do ano novo chinês, come-se 馍饼 (mó bǐng – “pão cozido no vapor”). Acredita-se que o alimento trás caminhos abertos e tranquilos para a fortuna no ano.

 

子婿日 (zǐ xù rì – “dia do genro”)

 

Neste dia, os pais da esposa convidam o genro, a esposa e os filhos para jantarem. É comum oferecer a comida cozinhada no dia do 天公生 (tiān gōng shēng).

 

 

元宵节的准备工作 (yuán xiāo jié de zhǔnbèi gōngzuò – “preparativos para o Festival das Lanternas”)

Lisanto 李奕良/Unsplash
Lisanto 李奕良/Unsplash

Entre os dias 12 e 14, os chineses costumam se preparar para o 元宵节 (yuán xiāo jié – “Festival das Lanternas”). Assim, usam esse tempo para comprar e preparar as lanternas.

 

Existe um ditado chinês que diz: faça barulho no 11º dia, construa lanternas no 12º dia, acenda as lanternas no 13º dia, a luz é brilhante no 14º dia, uma lua cheia no 15º dia, termine a luz no 16º dia.

 

Assim, é possível entender um pouco mais por que os dias 12, 13 e 14 são separados para a preparação das lanternas.

 

元宵节 (yuán xiāo jié – “Festival das Lanternas”)

 

O famoso Festival das Lanternas ocorre, então, no 15º do calendário lunar. É um dia especial para acender as lanternas e observá-las ascender em direção à lua cheia.

Bolinhos de arroz
Yu Ting Wong/Flickr

Durante o festival, come-se os bolinhos de arroz que ganharam o nome em homenagem à celebração: 元宵 (yuán xiāo).

ONDE É COMEMORADO O ANO NOVO CHINÊS?

O ano novo chinês é uma celebração, claro, de origem chinesa. Mais especificamente, por causa das rezas e oferendas envolvidas, é um evento religioso taoísta. Todavia, não é somente na China que se comemora.

Por ser uma cultura tão forte e tradicional, chineses ao redor do mundo todo celebram a data e realizam as festividades envolvidas. Assim, a beleza do período de ano novo chinês é espalhada ao longo de todo o mundo por chineses e taoístas adeptos à cultura.

Ano Novo Chinês em Manchester
Ano Novo Chinês em Manchester, Inglaterra por CityCo Manchester
Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp