Aniversário na China: como é a comemoração?

Aniversário, no Brasil, costuma ser sinônimo de festa, bolo e presentes. Mas já parou pra pensar que, em outras partes do mundo, celebra-se a data de maneira diferente?

Na China, por exemplo, alguns presentes podem significar má sorte e comemorar o aniversário não é tão comum assim para qualquer idade.

 

IDADE CERTA PARA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO

Diferente do Brasil, na China tradicionalmente celebra-se somente algumas datas. É comum, então, que grandes comemorações ocorram apenas para crianças de 2 anos (idade chinesa) e idosos de 60 anos. Não sendo por acaso a escolha, já que o primeiro ano após o nascimento é comemorado para desejar uma vida longa e próspera. E o número 60 é representativo de um ciclo completo.

Um casal de idosos chineses
Imagem: Jaddy Liu/Unsplash

Ao longo dos anos, está, sim, cada vez mais comum realizar pequenas celebrações, jantares ou encontros. Entretanto, isso é recente e também um reflexo da cultura de outros países na China (muito relacionado então com os meios de comunicação e globalização). De qualquer forma, não é nada muito extravagante e até mesmo os presentes são entregues de maneira discreta.

CALENDÁRIO LUNAR

(Imagem: Mark Tegethoff/Unsplash)

Antes de mais nada, é indispensável entender que os chineses costumam usar o calendário lunar ao invés do calendário gregoriano (o usado no Brasil: 12 meses totalizando em cerca de 365 dias).

 

Assim como o nome indica, o calendário lunar orienta-se pelas fases e movimentos da lua. São 12 ciclos completos da lua por ano que duram 29 dias e 12 horas cada. Em outras palavras, o mês no calendário lunar pode ter 29 ou 30 dias, variando conforme o mês. E, o ano, entre 354 e 355 dias.

 

Com isso em mente, outra coisa que difere é a forma como a idade é contada. Isso porque um bebê já nasce um ano devido à idade começar a ser contada desde a gravidez. E é estabelecido um ano porque o tempo de gestação costuma variar (é dito que o parto ocorra na 38ª semana, porém é normal que ocorra uma variação de até 5 semanas de gestante para gestante).

CELEBRAÇÃO E 抓周 NO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO

No primeiro aniversário (um ano após o nascimento da criança), é comum que a família ofereça um almoço para celebrar a data e realizar uma cerimônia chamada 抓周 (zhuā zhōu – que pode ser mais diretamente traduzido para “pegar” e “considerável”, respectivamente).

Imagem: Yosuke Saito/Adobe Stock

A cerimônia 抓周 (zhuā zhōu) consiste em cercar o aniversariante com objetos (por exemplo: livro, dinheiro, calculadora e até avião de brinquedo) para usar a escolha do bebê como uma forma de previsão de como a vida dele prosperará.

 

Em outras palavras, por exemplo, se a criança pega primeiro o dinheiro, é sinal de que terá uma vida abundante financeiramente e que poderá, até, ter uma carreira relacionada à economia.

TRADIÇÕES DE ANIVERSÁRIO

Ovos vermelhos - tradição chinesa
Ovos vermelhos (Imagem: asianinspirations/reprodução)

O 抓周 (zhuā zhōu) não é a única tradição chinesa do aniversário de 2 anos. Outra tradição está ligada à comida e é o consumo de “ovos vermelhos”. O vermelho é uma cor muito importante na cultura chinesa por simbolizar a sorte, e o ovo representa vida e começo.

 

Existem várias outras tradições que persistem ao longo dos outros aniversários, relacionadas à comida e presentes. Olha só:

 

MACARRÃO DE ANIVERSÁRIO

O 长寿面 (chángshòu miàn – macarrão da longevidade), por exemplo, é um prato famoso na refeição de aniversário. E quem é aluno da Lin já sabe: tudo em chinês tem um significado.

Macarrão de aniversário chinês
Imagem: Min.News/reprodução

长寿面 é um macarrão especial que consiste em um único macarrão comprido o suficiente para encher uma tigela inteira. Isso porque o comprimento do macarrão é simbólico, assim representando o desejo de uma vida longa ao aniversariante.

 

Ele é servido no primeiro aniversário para os convidados, mas é tradicional que o aniversariante coma o prato anualmente ao longo da vida.

COMO PRESENTEAR

A princípio, é bom ter em mente que o ato de presentear na China vem repleto etiquetas de cortesias (tanto por parte de quem presenteia quanto por quem é presenteado). Então, vale ficar atento em algumas coisas para não errar.

 

Em primeiro lugar, o embrulho do presente importa. Usar cores como vermelho, rosa e dourado, são ótimas opções, entretanto, é muito importante evitar as cores branco e preto por estarem ligados às cores usadas em funerais.

 

Presentear com dinheiro, por exemplo, é bastante comum. Porém, é muito importante que o dinheiro não tenha o número 4, e esteja em um 红包 (hóngbāo – “envelope vermelho”). O número 4 em chinês é 四 (sì), que se parece muito com a palavra “morte”, 死 (sǐ), então é considerado um número de azar.

Em seguida, têm-se o 红包 (hóngbāo), que é um envelope vermelho para presentear dinheiro. Vermelho simbolizando sorte e felicidade, em outras palavras boas energias para a pessoa presenteada. Inclusive, presentear com o  红包 é muito comum no ano novo chinês e outras celebrações.

O QUE NÃO DAR DE PRESENTE

Existem alguns presentes que podem ser, de certa forma, ofensivos para os chineses. E isso por causa da simbologia do objeto ou até mesmo a pronúncia ser similar com algo relacionado ao azar.

 

Relógio, por exemplo, é uma péssima ideia de presente por ser um lembrete de que o tempo está passando. Ou seja, a morte se aproxima ou você deseja encerrar os laços que tem com a pessoa.

Outro ato considerado de mau gosto é presentear com flores. Especialmente os crisântemos brancos e amarelos. As flores são muito usadas e associadas ao funeral e, por isso, não é considerado uma boa ideia para presente.

 

O ANIVERSÁRIO DE SESSENTA

Imagem: Anuraag Rajasekhar/Unsplash

Para finalizar, o aniversário de 60 anos é muito esperado pelos chineses. O motivo para isso é que, para muitos, é o primeiro aniversário celebrado na vida adulta. Lembrando que o costume de comemorar aniversários entre 2 e 60 anos, na China, é algo que só começou a ser comum agora.

 

Então, no aniversário de 60 anos, é esperado que a família do aniversariante prepare uma grande celebração com um banquete. Sessenta é um número para simbolizar o fim de um ciclo. Dessa maneira, faz sentido pensar que se comemora o início da vida e a continuação dela como um marco de longevidade.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp