O que você realmente sabe sobre Taiwan? Um país pequeno, com cerca de 36 mil km² (menos de 1% do tamanho do Brasil) e 23,57 milhões de habitantes¹, mas que possui muita história e cultura.
VAMOS FALAR DA HISTÓRIA E DA POLÍTICA DE TAIWAN
Taiwan é uma ilha localizada no sul da Ásia que foi descoberta pelos portugueses e nomeada de Formosa, por conta da sua beleza. Entretanto, chegou a ser conquistada pela Espanha (1629-1641) e Holanda antes de cair no domínio da China. O domínio chinês durou até 1895, quando passou a ser território japonês devido à Primeira Guerra Sino-Japonesa(1894-1895).
Em 1945, após a Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937-1945), a República Comunista da China obteve novamente o controle sobre Taiwan. Em 1949, o presidente Chiang Kai-shek decidiu separar o país da República Comunista da China (China Continental). Desde então, existem grandes debates a respeito de Taiwan ser independente ou não devido a divergências políticas.
Ainda assim, Taiwan tem economia e moeda própria, governo democrático e padrão de vida similar ao considerado país desenvolvido. Um fato curioso é que, em 2016, a primeira presidente mulher do país foi eleita: Tsai Ing-wen, com cerca de 60% dos votos! Ou seja, mais ou menos 14 milhões de pessoas votaram nela.
TAIWAN, A TERRA DOS 5 MIL TEMPLOS (E MUITOS MERCADOS NOTURNOS)
A capital de Taiwan é Taipei e, como é possível imaginar, é o principal destino turístico do país. Mais conhecida como a “terra dos 5 mil templos”, a capital mistura templos milenares e tradicionais com edifícios modernos. Assim como o Taipei 101, que foi construído na década de 80 e é considerado o terceiro dentre os prédios mais altos do mundo, além de um dos mais modernos. Para ter uma ideia, ele abriga o segundo elevador mais rápido do mundo (indo até 60 km/h) ficando atrás somente do elevador da Shanghai Tower (na China).
A modernidade da capital vai de encontro com seu título de terra dos 5 mil templos, e isso só destaca ainda mais o charme ricamente cultural do país. Então, as comidas típicas são facilmente encontradas por turistas e nativos no que chamamos de “mercado noturno” (夜市 – yèshì), entre elas estão:
Mas os mercados noturnos não são exclusivos de Taipei, existem, em média, 300 em cada cidade em Taiwan.
CULTURA E RELIGIÃO EM TAIWAN
A população de Taiwan é dividida entre budismo, taoísmo, religiões cristãs e aqueles que seguem a Doutrina Confucionista (maioria). Assim, é evidente a importância de preservar a cultura dentre os habitantes.
Os tradicionais templos do país são característicos por serem coloridos e geralmente repletos de devotos que acendem incensos como parte de orações, por exemplo. As tradições celebradas por fiéis começam bem cedo. Assim, desde as 6 horas da manhã muitos visitam os templos para cumprir com seus hábitos religiosos. Todavia, apesar da função religiosa, os templos também são pontos turísticos muito populares e muitos são abertos ao público.
Contudo, observando além do forte apego à tradição, a população taiwanesa é conhecida como simpática e acelerada. Essa fama é por conta do grande fluxo de pessoas que transitam dentre as áreas urbanas centrais. E, também, pelo país ser um ponto turístico muito acolhedor.
TURISMO EM TAIWAN
A princípio, existem diversas formas de programar um itinerário para visitações em Taiwan. Todavia, é importante lembrar que, apesar das cidades serem bem modernas, montanhas preenchidas pela natureza enfeitam o país. Dentre os turistas aventureiros, caminhadas e escaladas são muito populares. Por isso, um dos lugares mais disputados é a Montanha Elefante, uma das Quatro Montanhas Animais que está localizada no centro de Taipei. A disputa na montanha é para fotos tanto da vista da cidade quanto dos turistas nas enormes pedras que compõem a beleza do lugar.
Por fim, já na parte mais urbanizada das cidades, museus e restaurantes tradicionais, templos, edifícios famosos e o mercado noturno são pontos indispensáveis para aqueles que procuram conhecer um pouco mais sobre a história do país. Taiwan é repleta de diversidade tanto na vista quanto nas experiências. Desde o Museu Palácio Nacional, considerado um dos mais importantes do mundo e da cultura chinesa com diversos artefatos que compuseram importantes momentos da China, até as fontes termais no Condado de Nantou, onde é possível acampar e visitar cachoeiras, por exemplo.
TECNOLOGIA E ECONOMIA
A princípio, o país tinha como principal fonte de economia a agricultura. Entretanto, o destaque econômico na década de 70 e independência política na década de 90 mudaram tudo. Assim, hoje, é possível reconhecer que a indústria tecnológica de Taiwan possui muita importância na economia global.
Atualmente, a agricultura representa somente em torno de 2% da economia nacional. Ainda assim, seu comércio central tem uma grande movimentação devido a grande quantidade de habitantes que se deslocaram das áreas rurais para as urbanas. E há uma grande quantidade de turistas de todo o mundo visitando o país.
Assim, colocada como a 21° potência mundial, Taiwan também pode ser considerada desenvolvida na educação (pública), liberdade de imprensa e liberdade econômica. Então, numa perspectiva socioeconômica, o país tem grandes avanços. E, cada vez mais, se mostra como uma terra independente e, ainda assim, desenvolvida. De qualquer ponto de vista, é inegável reconhecer Taiwan como um país evoluído, mesmo que muito ligado a sua cultura.