TAIWAN: ONDE O MODERNO ENCONTRA O TRADICIONAL

     O que você realmente sabe sobre Taiwan? Um país pequeno, com cerca de 36 mil km² (menos de 1% do tamanho do Brasil) e 23,57 milhões de habitantes¹, mas que possui muita história e cultura.

VAMOS FALAR DA HISTÓRIA E DA POLÍTICA DE TAIWAN

      Taiwan é uma ilha localizada no sul da Ásia que foi descoberta pelos portugueses e nomeada de Formosa, por conta da sua beleza. Entretanto, chegou a ser conquistada pela Espanha (1629-1641) e Holanda antes de cair no domínio da China. O domínio chinês durou até 1895, quando passou a ser território japonês devido à Primeira Guerra Sino-Japonesa(1894-1895).

     Em 1945, após a Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937-1945), a República Comunista da China obteve novamente o controle sobre Taiwan. Em 1949, o presidente Chiang Kai-shek decidiu separar o país da República Comunista da China (China Continental). Desde então, existem grandes debates a respeito de Taiwan ser independente ou não devido a divergências políticas.

     Ainda assim, Taiwan tem economia e moeda própria, governo democrático e padrão de vida similar ao considerado país desenvolvido. Um fato curioso é que, em 2016, a primeira presidente mulher do país foi eleita: Tsai Ing-wen, com cerca de 60% dos votos! Ou seja, mais ou menos 14 milhões de pessoas votaram nela.

TAIWAN, A TERRA DOS 5 MIL TEMPLOS
(E MUITOS MERCADOS NOTURNOS)

Mercado noturno em Taipei, capital de Taiwan
Mercado noturno Raohe em Taipei, capital de Taiwan
(Reprodução/Vernon Raineil Cenzon/Unsplash)

     A capital de Taiwan é Taipei e, como é possível imaginar, é o principal destino turístico do país. Mais conhecida como a “terra dos 5 mil templos”, a capital mistura templos milenares e tradicionais com edifícios modernos. Assim como o Taipei 101, que foi construído na década de 80 e é considerado o terceiro dentre os prédios mais altos do mundo, além de um dos mais modernos. Para ter uma ideia, ele abriga o segundo elevador mais rápido do mundo (indo até 60 km/h) ficando atrás somente do elevador da Shanghai Tower (na China).

     A modernidade da capital vai de encontro com seu título de terra dos 5 mil templos, e isso só destaca ainda mais o charme ricamente cultural do país. Então, as comidas típicas são facilmente encontradas por turistas e nativos no que chamamos de “mercado noturno” (夜市 – yèshì), entre elas estão:

Bowl de Macarrão com bife, prato típico chinês.
Macarrão com bife, ou
牛肉麵 (niúròu miàn)
(Reprodução/Warongdech)
Tofu “fedido”, ou
臭豆腐 (chòu dòufu)
(Reprodução/Jakub Jatkiewicz)
Frango frito taiuanês
Frango frito taiuanês, ou
鹹酥雞 (xián sū jī)
(Reprodução/icook.tw)
Omelete de ostras, prato típico taiuanês
Omelete de ostras,
ou 蠔烙 (háo lào)
(Reprodução/Rudisill)
Língua de pato, prato típico taiuanês
Língua de pato, ou
鴨舌 (yā shé)
(Reprodução/Molostock.com)

Mas os mercados noturnos não são exclusivos de Taipei, existem, em média, 300 em cada cidade em Taiwan.

CULTURA E RELIGIÃO EM TAIWAN

Entrada movimentada do Templo Sun Moon Lake Wen Wu, Taiwan
Templo Sun Moon Lake Wen Wu (Reprodução/taiwanese-secrets.com)

     A população de Taiwan é dividida entre budismo, taoísmo, religiões cristãs e aqueles que seguem a Doutrina Confucionista (maioria). Assim, é evidente a importância de preservar a cultura dentre os habitantes.

     Os tradicionais templos do país são característicos por serem coloridos e geralmente repletos de devotos que acendem incensos como parte de orações, por exemplo. As tradições celebradas por fiéis começam bem cedo. Assim, desde as 6 horas da manhã muitos visitam os templos para cumprir com seus hábitos religiosos. Todavia, apesar da função religiosa, os templos também são pontos turísticos muito populares e muitos são abertos ao público.

     Contudo, observando além do forte apego à tradição, a população taiwanesa é conhecida como simpática e acelerada. Essa fama é por conta do grande fluxo de pessoas que transitam dentre as áreas urbanas centrais. E, também, pelo país ser um ponto turístico muito acolhedor.

TURISMO EM TAIWAN

Ponto turístico com fila de carros no Condado de Nantou, Taiwan
Hehuanshan, no Condado de Nantou, 2º maior condado de Taiwan
(Reprodução/Jia Wei/Unsplash)

     A princípio, existem diversas formas de programar um itinerário para visitações em Taiwan. Todavia, é importante lembrar que, apesar das cidades serem bem modernas, montanhas preenchidas pela natureza enfeitam o país. Dentre os turistas aventureiros, caminhadas e escaladas são muito populares. Por isso, um dos lugares mais disputados é a Montanha Elefante, uma das Quatro Montanhas Animais que está localizada no centro de Taipei. A disputa na montanha é para fotos tanto da vista da cidade quanto dos turistas nas enormes pedras que compõem a beleza do lugar.

     Por fim, já na parte mais urbanizada das cidades, museus e restaurantes tradicionais, templos, edifícios famosos e o mercado noturno são pontos indispensáveis para aqueles que procuram conhecer um pouco mais sobre a história do país. Taiwan é repleta de diversidade tanto na vista quanto nas experiências. Desde o Museu Palácio Nacional, considerado um dos mais importantes do mundo e da cultura chinesa com diversos artefatos que compuseram importantes momentos da China, até as fontes termais no Condado de Nantou, onde é possível acampar e visitar cachoeiras, por exemplo.

TECNOLOGIA E ECONOMIA

     A princípio, o país tinha como principal fonte de economia a agricultura. Entretanto, o destaque econômico na década de 70 e independência política na década de 90 mudaram tudo. Assim, hoje, é possível reconhecer que a indústria tecnológica de Taiwan possui muita importância na economia global.

     Atualmente, a agricultura representa somente em torno de 2% da economia nacional. Ainda assim, seu comércio central tem uma grande movimentação devido a grande quantidade de habitantes que se deslocaram das áreas rurais para as urbanas. E há uma grande quantidade de turistas de todo o mundo visitando o país.

     Assim, colocada como a 21° potência mundial, Taiwan também pode ser considerada desenvolvida na educação (pública), liberdade de imprensa e liberdade econômica. Então, numa perspectiva socioeconômica, o país tem grandes avanços. E, cada vez mais, se mostra como uma terra independente e, ainda assim, desenvolvida. De qualquer ponto de vista, é inegável reconhecer Taiwan como um país evoluído, mesmo que muito ligado a sua cultura.

¹Dados de 2020

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

© ML Idiomas | Todos os direitos reservados | CNPJ: 37.657.411/0001-64