Taiwan e China, entenda a relação entre esses países

Enquanto República Popular da China, o país ainda possui certa autoridade sobre Taiwan, o considerando parte do território chinês. Todavia, Taiwan possui um governo próprio e até mesmo uma presidenta eleita. Com isso em mente, como diferenciar e entender os governos de Taiwan e China?

ENTENDENDO UM POUCO MAIS SOBRE TAIWAN

(Imagem: Taipei, Taiwan por Timo Volz/Unsplash)

Descoberta pelos portugueses e conhecida como “Ilha de Formosa”, Taiwan foi conquistada pela Espanha (1629-1641) e Holanda, logo em seguida, antes de cair no domínio da China. O governo chinês teve Taiwan como território até 1895, quando passou a ser do Japão em consequência à Primeira Guerra Sino-Japonesa(1894-1895).

 

Entretanto, a República Comunista da China reteve o controle sobre Taiwan novamente em 1945, após a Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937-1945). Assim, desde 1949, quando o presidente Chiang Kai-Shek (蒋介石 – Jiǎngjièshí) decidiu separar a ilha (Taiwan) da República Comunista da China (China Continental), existem grandes debates a respeito de Taiwan ser independente ou não devido a divergências políticas.

 

Independente, como já falamos mais a fundo sobre Taiwan aqui, sabemos que, além de possuir economia e moeda própria, Taiwan também é tranquilamente comparável a um país desenvolvido.

O QUE É E O QUE VOCÊ SABE SOBRE A CHINA CONTINENTAL?

Para entender um pouco mais sobre o sistema governamental tanto da China quanto de Taiwan, em primeiro lugar é importante saber o que é a China Continental e por que ela está sendo usada para diferir os governos aqui.

(Imagem: Centro de Beijing, China por zhang kaiyv/Unsplash)

A princípio, a República Popular da China se trata da China Continental somada às “regiões administrativas” (a dica é que falamos um pouco mais sobre a China Continental aqui), que são Hong Kong, Macau e, claro, Taiwan. Cada uma dessas regiões são consideradas “independentes” por um motivo, entretanto ainda correspondem, de uma maneira ou de outra, à República Popular da China.

 

Tanto Taiwan quanto Hong Kong e Macau, têm questões históricas complexas envolvendo guerras e colonialismo. Por isso, inclusive, que até hoje existem acordos, tratados e divergências governamentais em relação aos três como parte ou não da República Popular Chinesa.

MODELO GOVERNAMENTAL DA CHINA

Como o mais populoso do mundo e o quarto maior em território, a China é um país extenso e ambientado. Constituída como uma república comunista, a China é liderada pelo presidente Xi Jinping desde 2013.

(Imagem: Wai Tan, Xangai, China por Li Yang/Unsplash)

O modelo chinês de governo comunista visa desenvolver uma sociedade a partir dos princípios socialistas. Todavia, considerada a segunda maior economia do mundo, logo após os Estados Unidos, é comum que especialistas observem práticas econômicas de cunho liberal, ou seja, indícios capitalistas na economia.

 

É constituída de apenas um partido, e seu governo segue o  chamado “Estado unitário”. O Estado unitário nada mais é do que não ter uma separação de poderes interna. Isso significa que o poder decisivo é concentrado em um modelo/grupo de governo.

E O GOVERNO EM TAIWAN?

Taiwan tem economia e moeda própria, além disso seu governo é democrático. Ou seja, existem eleições para eleger o presidente. Assim, Taiwan elegeu a presidenta Tsai Ing-wen, com cerca de 60% dos votos (mais ou menos 14 milhões de pessoas votaram nela), em 2016.

 

A economia de Taiwan é destaque desde da década de 1970, bem como participa ativamente do comércio internacional e é membro da APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico). Taiwan, além disso, tem forças armadas próprias e possui instituições independentes.

 

Outro detalhe é que Taiwan, diferente da República Popular da China, possui diversos partidos para se eleger democraticamente o governo. Além disso, é uma república constitucional, no qual o governo existe para representar e exercer a vontade do povo perante a lei.

QUAL A RELAÇÃO ENTRE A CHINA E TAIWAN ATUALMENTE?

Taiwan segue um sistema governamental diferente da República Popular da China apesar da incansável disputa territorial para definir se Taiwan deveria ser governada integralmente pela China ou não.

(Imagem: Liam Read/Unsplash)

No caso de Taiwan, isso significa que o poder da tomada de decisões é, de certa forma, compartilhado entre a República Popular da China e o governo taiwanês. Conhecido como “dois sistemas, uma nação”, o acordo foi a forma de Taiwan e a República Popular entrarem em consenso pacífico que, basicamente, quer dizer: o modelo comunista na China Continental e o modelo capitalista em Taiwan. 

 

Pode parecer um pouco confuso, mas de forma direta quer dizer que Taiwan pode ter economia própria e manter suas instituições independentes, mas não é declarado oficialmente como um território ou país independente da China. De forma prática, a China ainda se encontra capaz de intervir em certos aspectos políticos taiwaneses.

DUAS CHINAS

Pode parecer presunçoso, mas há quem consiga definir a situação atual de Taiwan e China como “a China dividida”. Historicamente, há diversos resquícios dessa “separação não oficializada”, como, por exemplo, o fato de Taiwan ter se tornado um governo autônomo devido ao apoio estadunidense desde meados da década de 1950.

 

Em 1949, o governo de Chiang Kai-Shek (líder da China de 1928 até 1949) foi derrubado e Mao Tsé-Tung tomou a liderança instaurando o socialismo no país (é possível saber mais sobre o governo de Mao Tsé-Tung aqui), dando origem ao conhecido como Revolução Chinesa.

(Imagem: sese_87/Flickr)

Após o ocorrido, a China se “dividiu” entre República Popular da China e a China Nacionalista (Taiwan). Mesmo com o apoio estadunidense e intenções separatistas de parte da população, Taiwan não encontra intenção próxima ou previsibilidade de auto declarar-se independente.

 

Conseguiu entender um pouco mais sobre como funciona o governo taiwanês e o governo chinês? 

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp