Os Guerreiros de Terracota do Imperador Qin Shi Huangdi

Por Helena Nóbrega

Me conta uma coisa! Quando você era criança, do que você tinha medo? O que te fascinava? Acredito que a maior parte das crianças têm aqueles medos comuns: o medo do escuro, medo de palhaço, medo de monstros no armário. Mas eu não.

Quando era criança, eu tinha interesses peculiares até para os meus medos! Se tinha uma coisa que me fascinava muito, e ao mesmo tempo me assustava, eram os Guerreiros Chineses de Terracota.

Cresci na infância pré-internet dos documentários em fitas VHS e estudando por enciclopédias. Durante a adolescência, gastava minha mesada com revistas sobre mistério e arqueologia, esses guerreiros chineses, durante a década de 1990, eram matéria na maior parte dessas publicações. Eles também foram um dos motivos que me levou à graduação em História e me abriram as portas para a cultura chinesa.

Mas afinal, quem são os Guerreiros de Terracota?

Se eu perguntar para você qual a primeira coisa que vem à sua mente quando menciono a China, aposto que você pensa no idioma diferente, na Grande Muralha, nos chás, nos dragões, nas festividades, na culinária, na tecnologia… e nos pandas, claro! Mas você já imaginou que a China tem um dos mais fascinantes sítios arqueológicos e um dos maiores túmulos do mundo?

Os Guerreiros de Terracota são soldados criados para servir ao Imperador na outra vida. O medo e a fascinação que eu tinha residiam justamente no fato de que nenhum soldado é igual ao outro: as feições são diferentes, e tão realistas que eu achava que a qualquer momento a mídia ia anunciar que eles ganharam vida e tomaram a China!

Vem na minha viagem, com um complexo funerário desse tamanho, a criatividade voa solta! Vejo essas estátuas todas marchando, e você?
(Imagem de Monika Neumann por Pixabay)

De onde vieram os Guerreiros de Terracota?

Os soldados foram descobertos em 24 de março de 1974, no distrito de Lintong, em Xi’an, capital da província de Shaanxi, por uma família de agricultores. O Exército de Terracota foi desenvolvido para acompanhar Qin Shi Huangdi (秦始皇), primeiro Imperador da China e idealizador da Grande Muralha, em seu repouso eterno. Ainda não se sabe ao certo o número de soldados que o exército possui, e nem qual a verdadeira extensão do túmulo.

O complexo funerário de Qin Shi começou a ser construído em 246 a.C., quando ele assumiu o trono com apenas 13 anos de idade, e reuniu cerca de 700.000 trabalhadores. Estimativas feitas contabilizam o exército em cerca de 8.000 soldados, 130 carroças e mais de 600 cavalos. Em volta do complexo, ainda foram encontrados soldados avulsos, em categorias como acrobatas, músicos e outros oficiais.

O historiador chinês Sima Qian relatou, 100 anos após a morte de Qin Shi, que o Imperador foi enterrado com palácios, torres e vários artefatos valiosos. Ou seja, é como se o Imperador tivesse sido enterrado em uma cidade de tamanho real. O mais interessante é que esse túmulo existe, porém, ainda não foi escavado. Os estudiosos estão verificando a melhor forma de abrir o túmulo sem danificar o interior.

As características únicas dos Guerreiros de Terracota

(Imagem de Christel Sagniez por Pixabay)

As figuras dos soldados são todas em tamanho natural, o que quer dizer que não são miniaturas. Alguns deles, provavelmente, são maiores do que eu ou você! A estatura média das estátuas é de 1,70m para os oficiais de patentes baixas e 2m para oficiais de patentes altas. E as figuras eram, também, coloridas (algumas conservaram parte da cor, mas a maioria não). 

Sabemos que os chineses são muito detalhistas e observadores, e podemos afirmar que já era assim durante a formação do Império. Como comentei no começo do artigo, cada soldado difere um do outro. Os soldados possuem, além de diferentes alturas, diferenças nos uniformes, penteados, olhos, expressões faciais…

Imagina o susto de quem descobriu essas figuras humanas enterradas! Não sei vocês, mas eu tomaria um susto tremendo antes de descobrir o que estava acontecendo. Agora você entendeu, né? Não à toa eu ficava maravilhada com as fotos que via quando pequena.

Além de ser um Patrimônio Histórico da UNESCO, os soldados nos mostram muito sobre o surgimento de alguns costumes, moda, filosofia e outros aspectos da cultura chinesa que são vistos hoje por toda China.

O Exército de Terracota de Qin Shi Huangdi faz parte de alguns pacotes turísticos, e é uma visita recomendada não apenas pela maravilha artística que são os soldados, mas também pela região de Xi’an, que é um lugar com paisagens lindas!

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp