Horóscopo chinês

Você já ouviu falar no Horóscopo Chinês? Não é novidade que a China celebra o ano novo de uma forma diferente, inclusive em datas diferentes. Aliás, o horóscopo chinês é parte da crença ancestral que analisa e personifica indivíduos (parecido com a astrologia, porém muito diferente na análise).

OS CHINESES E O CÉU

É forte na cultura chinesa a crença de que forças maiores influenciam cada pequena coisa que ocorre ou já ocorreu. Assim, é fácil entender que o céu se torna uma ligação sagrada com os humanos.

Isso porque desde as primeiras eras dos imperadores, existia o entendimento de que o Imperador precisava estar conectado com o céu e servia como mediador na terra. Seu trabalho era ler o céu e interpretar a mensagem do universo para os humanos.

 

Dessa maneira, iniciou-se a astrologia chinesa. E, aos poucos, diversas maneiras e técnicas para interpretar os astros e os elementos desenvolveram-se. Um fato curioso é que essa mediação era levada tão a sério que, caso o Imperador errasse em sua previsão, era considerado que ele perderia seus poderes e, assim, seu sacrifício era inevitável.

ASTROLOGIA CHINESA

Reprodução: schizoform/Flickr

Ao entender que muito da cultura chinesa veio através de crenças que geraram tradições, percebe-se que a astrologia chinesa junta diversas crenças e estudos ao longo dos séculos.   Une, então, o zodíaco, os elementos e o equilíbrio, e, dessa maneira, formam-se maneiras de analisar desde personalidade até compatibilidade amorosa.

 

Em primeiro lugar, os doze animais do zodíaco não representam somente o ano como também nomeiam meses e horas. E mais, cada animal traz consigo uma série de características, virtudes e desvirtudes, que influenciarão quem estiver ligado ao seu nome.

 

Além disso, o Yin e Yang e a Teoria dos 5 Elementos também são peças chave no horóscopo chinês. E, por isso, vale entender um pouco mais sobre cada.

YIN E YANG: EQUILÍBRIO NO HORÓSCOPO CHINÊS

O equilíbrio é uma forte característica do Taoísmo, assim, não é difícil imaginar sua importância em diferentes aspectos na cultura chinesa. A polaridade energética se refere aos lados opostos Yin e Yang, no qual quanto mais um você tiver, menos do outro você tem. E é importante, então, buscar o equilíbrio entre Yin e Yang para alcançar a clareza.

Além disso, o Yin e Yang e a Teoria dos 5 Elementos também são peças chave no horóscopo chinês. E, por isso, vale entender um pouco mais sobre cada.

YIN E YANG

Tradicionalmente, Yin está ligado à noite, frio, escuro e sereno. Assim como Yang está ligado ao dia, calor, luz e energia. No horóscopo cada animal do zodíaco pode atribuir-se primordialmente ao Yin ou ao Yang.

 

Yīn (阴)

Boi, Coelho, Serpente, Cabra, Galo e Porco.

 

Yáng (阳)

Rato, Tigre, Dragão, Cavalo, Macaco e Cão.

A TEORIA DOS 5 ELEMENTOS

A filosofia chinesa expressa que tudo que existe criou-se a partir dos cinco elementos: água (水 – shuǐ), madeira (木 – mù), fogo (火 – huǒ), terra (土 – tǔ), e metal (金 – jīn). No horóscopo chinês, é possível atribuir um elemento para cada ano e, ainda, para cada animal.

Os 5 elementos: água (水 - shuǐ), madeira (木 - mù), fogo (火 - huǒ), terra (土 - tǔ), e metal (金 - jīn)

Um ciclo completo se forma quando um elemento esteve governando cada um dos animais, ou seja, a cada 60 anos um novo ciclo se inicia. Parece confuso, mas outra maneira de entender é a seguinte: 5 elementos X 12 anos = 60 anos.

 

É por isso que é comum ver por aí “o ano do boi de metal” ou “o ano do coelho de terra”. Quando um ano guiado por um animal do zodíaco encontra com um ano governado por um dos cinco elementos, o elemento se une ao animal.

 

Cada elemento possui uma série de características primordiais, e também podem ser atribuídos como “padrinhos” de cada animal.

Metal (金 – jīn)

Ativistas e irritáveis. Corresponde aos anos com o último dígito 0 ou 1. Tem maior influência nos animais do zodíaco: macaco e galo

Água (水 – shuǐ)

Fluidos e sensíveis. Corresponde aos anos com o último dígito 2 ou 3. Tem maior influência nos animais do zodíaco: rato e porco.

Madeira (木 – mù)

Intensos e fortes. Corresponde aos anos com o último dígito 4 ou 5. Tem maior influência nos animais do zodíaco: tigre, coelho e dragão.

Fogo (火 – huǒ)

Emocionais e explosivos. Corresponde aos anos com o último dígito 6 ou 7. Tem maior influência nos animais do zodíaco: cobra e cavalo.

Terra (土 – tǔ)

Equilibrado e racional. Corresponde aos anos com o último dígito 8 ou 9. Tem maior influência nos animais do zodíaco: boi, cabra e cachorro.


Quer saber qual o seu animal do zodíaco? Clique aqui. Para saber o elemento é simples, basta olhar qual o elemento correspondente ao último dígito do seu ano de nascimento (se você nasceu em 1998, por exemplo, então o seu elemento é o correspondente ao número 8. Ou seja, terra).

HORA E MÊS NO ZODÍACO

Voltando um pouco para as características dos animais e o que eles influenciam referente ao tempo, os animais do zodíaco chinês também representam horas e meses. Por isso, é possível analisar as influências do zodíaco baseado nos signos que representam sua hora, mês e ano.

RATO (鼠 – Shǔ): 11º mês do calendário lunar. Hora 23:00 às 01:00.

Astuto, econômico e organizado.

 

BOI (牛 – Niú): 12º mês do calendário lunar. Hora 01:00 às 03:00.

Responsável, perseverante, paciente e trabalhador.

 

TIGRE (虎 – Hǔ): 1º mês do calendário lunar. Hora 03:00 às 05:00.

Independente, orgulhoso, protetor e justo.

 

COELHO (兔 – Tù): 2º mês do calendário lunar. Hora 05:00 às 07:00.

Gentil, quieto, inteligente e sensível.

 

DRAGÃO (龙 – Lóng): 3º mês do calendário lunar. Hora 07:00 às 09:00.

Romântico, aventureiro, misterioso e ambicioso.

 

COBRA (蛇 – Shé): 4º mês do calendário lunar. Hora 09:00 às 11:00.

Idealista, entusiasta, curioso e determinado.

 

CAVALO (马 – Mǎ): 5º mês do calendário lunar. Hora 11:00 às 13:00.

Perseverante, enérgico, livre e distraído.

 

CABRA (羊 – Yáng): 6º mês do calendário lunar. Hora 13:00 às 15:00.

Gentil, persuasivo, reservado e determinado.

 

MACACO (猴 – Hóu): 7º mês do calendário lunar. Hora 15:00 às 17:00.

Individualista, curioso, enérgico e carinhoso.

 

GALO (鸡 – Jī): 8º mês do calendário lunar. Hora 17:00 às 19:00.

Sensitivo, esperto, criativo e amigável.

 

CACHORRO (狗 – Gǒu): 9º mês do calendário lunar. Hora 19:00 às 21:00.

Conservador, justo, leal e caseiro.

 

PORCO (猪 – Zhū): 10º mês do calendário lunar. Hora 21:00 às 23:00.

Coerente, útil, temperamental e quieto.

ORIGEM DO ZODÍACO CHINÊS

Por fim, quer saber mais sobre o conto da “Grande Corrida”? O zodíaco chinês vem de um conto ancestral envolvendo deuses, uma corrida e animais. A lenda varia um pouco os detalhes de pessoa para pessoa. Por ser tão antiga, é comum que os detalhes se misturem através dos anos (assim como um telefone sem fio). Todavia, a lenda diz o seguinte:

A Estátua do Imperador Jade
A Estátua do Imperador de Jade no Templo Taoísta Yuanmiao, em Huizhou, China.

Um dia, o Imperador de Jade decidiu que precisava de uma forma para marcar o tempo e, para isso, anunciou para todos os animais que iria realizar uma longa corrida atravessando o rio. De acordo com o Imperador, os doze primeiros iriam, cada e respectivamente, representar um período de tempo que, ao final, formaria um ciclo.

 

O RATO, O GATO E O BOI

A princípio, o gato e rato, como grandes amigos e por não saberem nadar, pediram para que o boi os levassem com ele na travessia do rio. Assim, ambos poderiam vigiar os arredores e avisar se qualquer outro competidor se aproximava ou se havia algum obstáculo no rio como troncos e afins.

 

O rato, astuto, enganou o gato falando que o acordaria antes da corrida começar para que ambos fossem ao encontro do boi. Porém, o deixou dormindo e foi sozinho com o boi. O rato, todavia, foi astuto novamente e pulou das costas do boi no último momento, chegando em primeiro lugar com o boi logo em seguida, em segundo.

 

DO TIGRE AO PORCO

Em terceiro lugar chegou o tigre, a princípio feroz por não ser o primeiro, mas logo se acalmou e ficou satisfeito com sua colocação. O coelho chegou em quarto lugar atravessando o rio pulando em pedras, outros competidores e até troncos que boiavam.

 

O grande dragão, que se atrasou por ter parado para ajudar algumas vilas em meio a corrida, classificou-se com o quinto lugar. Quanto ao sexto lugar, a cobra, que completou a corrida descansando enrolada em uma das pernas do cavalo (o cavalo sequer percebeu e se assustou quando a cobra se desprendeu e rastejou na frente). Assim, o cavalo ficou em sétimo lugar.

 

Em oitavo, nono e décimo lugar, a cabra, o macaco e o galo, respectivamente. Os três trabalharam em equipe para atravessar o rio usando uma pequena jangada e, ao atravessar, correram para a linha de chegada.

 

O cachorro distraiu-se brincando no rio e acabou chegando em décimo primeiro lugar. E, por fim, o porco consagrou-se como o décimo segundo colocado após parar para lanchar e tirar um rápido cochilo.

 

O gato, que acordou tarde demais, ficou de fora dos doze colocados por pouco, chegando em décimo terceiro, mas não se qualificando como parte do zodíaco. 

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp